IV Congresso do MPLA avalia o programa de acção de 2008

mplalogo01Começa já nesta sexta-feira o IV congresso extraordinário do MPLA. De acordo com o secretário para informação e propaganda do partido dos camaradas está tudo apostes para o arranque do conclave a ter lugar entre os dias 29 e 30 deste mês, que entre outros assuntos vai avaliar o programa de acção traçado em 2008 e arquitectar as linhas de acção do partido para os próximos anos.

Segundo se sabe este congresso a ser presidido «pelo líder do partido, José Eduardo dos Santos, não deverá trazer grandes mudanças estatutárias ao nível da direcção central dos camaradas.

Segundo o sitio oficial do MPLA, na entrevista divulgada no dia 25 de 04 de 2011 pela RNA, aquele dirigente assegurou que a reunião magna do MPLA não vai trazer qualquer alteração na estrutura da Direcção do Partido e do Executivo, realçado o seguinte: "Vamos, em função da avaliação que fizermos, decidir prioridades para que o Executivo materialize, ainda, algumas acções que, do nosso ponto de vista, são prioritárias e, por isso mesmo, devem ser executadas de imediato".

Por outro lado Rui Falcão anunciou que, o 4º Congresso Extraordinário, representa  ambém, o início da preparação do MPLA para as próximas eleições, porque vai começar a tratar dos documentos que serão submetidos aos angolanos no decurso da próxima campanha eleitoral, com vista às eleições gerais de 2012.

Como explicou, em função do que for concluído, será ajustada a Moção de Estratégia do Partido e, com base nela, projectadas as linhas de força para aquele que deverá ser o Programa de Governo do MPLA para o período de 2013/2017, em que continuará a ser dada continuidade às acções da reconstrução nacional e do relançamento do país para o desenvolvimento.

Grande parte dos participantes ao congresso provenientes das dezoito províncias do país já está em Luanda. Uma reunião preparatória, segundo fez saber Rui Falcão Pinto de Andrade secretário para informação e propaganda do partido dos camaradas vai antecipar o congresso extraordinário.

O objectivo será de estudar estratégias para aproximar o eleitorado até ao fim deste mandato.