S.Sec. da ONU considera agradável plano de água e saneamento

RebecaGrynspan102Sengundo Angop a sub-secretária geral da Organização das Nações Unidas, Rebeca Grynspan, considerou hoje, sábado, o plano de água e saneamento do Kilamba Kiaxi como um projecto muito interessante, pois permitirá ás pessoas dos vários bairros terem acesso à água potável.

Em declarações à imprensa, no final da visita de campo ao município do Kilamba Kiaxi na companhia do governador de Luanda, José Maria dos Santos, Rebeca Grynspan adiantou que para o sucesso do projecto é necessário os zeladores trabalharem com a comunidade.


Em sua opinião, o projecto deve contar com a participação de técnicos locais para que seja funcional, devendo por isso existir um funcionamento para os zeladores, assim como a reabilitação dos fontanários.


Acompanhados pela coordenadora residente das Nações Unidas em Angola, Maria Ribeiro, e outros parceiros sociais, foram informados sobre a evolução do projecto iniciado em 2009, o envolvimento de agentes comunitários na identificação dos problemas, a formação de técnicos e o envolvimento das comunidades no projecto.


A comitiva deslocou-se ao bairro 28 de Agosto onde puderam constatar os moldes de funcionamento e conservação do fontanário posto à disposição da população, depois da exibição de um drama por um grupo teatral local.


O programa de água e saneamento do Kilamba Kiaxi será assim uma mais valia, na ampliação da quantidade e fornecimento de água para cerca de um milhão e 300 mil munícipes.


O projecto de água e saneamento do Kilamba Kiaxi está enquadrado no fundo para os objectivos de desenvolvimento do milénio que tem como objectivo a redução da mortalidade materna, infantil e a melhoria das condições de vida da população.


O município do Kilamba Kiaxi, a sul de Luanda, possui uma população de mais de um milhão de habitantes distribuídos em seis comunas: Golfe (sede), Golfe II, Neves Bendinha, Palanca, Camama e Havemos de Voltar.