Efectivos da PIR reforçados com técnicas de tiro

120541pirangolEfectivos da Polícia de Intervenção Rápida (PIR) concluíram hoje (sábado), em Luanda, um curso de atiradores especiais, em acto presidido pelo conselheiro do Comandante-geral da corporação para a zona Leste, comissário António Martins de Sousa "Kipakassa".

Segundo Angop Nesta acção formativa, que durou três meses, participaram 54 efectivos do órgão provenientes das diversas unidades e foi orientada por instrutores cubanos do ramo, no âmbito da cooperação entre as instituições policiais dos dois países.


O curso teve duas vertentes, sendo a primeira totalmente dedicada aos conceitos e normas de tiro teórico e prática e, na segunda, trabalhou-se intensivamente nos módulos das técnicas de intervenção onde os efectivos foram submetidos a testes de avaliação.


O acto, aconteceu durante o acto central dos 19 anos de existência da PIR, que decorreu no Centro de Adestramento Especial destas forças, a Sul de Luanda.


Em paralelo, deu-se igualmente início ao processo operacional e policial para os efectivos da PIR de Benguela e Cabinda, cujo objectivo principal é elevar o estado de prontidão das forças para o cumprimento das missões a si atribuídas.


Neste processo de preparação, segundo o responsável do Centro de Adestramento da PIR, superintendente Paulo Seixas, estão projectadas matérias de carácter policial, sócio-pedagogia e administrativa de interesse policial para um período de 45 dias (manhã, tarde e noite).