Cimeira Extraordinária da SADC aborda questões da região

sadc10QzOs chefes de Estado e de governos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) reúnem-se sexta-feira na capital namibiana, Windhoek, para abordagem de questões ligadas a esta região do continente.

O ministro angolano das Relações Exteriores, George Chicoty, representará o Presidente da Republica, José Eduardo dos Santos.
A agenda da reunião está por ser definida, pois persistem algumas divergências, conforme revelou, à imprensa angolana, o secretário executivo da SADC, o moçambicano Tomás Salomão. O mesmo se passa relativamente à participação de alguns Chefes de Estado, entre os quais o sul-africano, Jacob Zuma, um dos principais intervenientes da questão zimbabueana, onde ainda persistem divergências entre o governo e a oposição, asseverou.

Há cerca de um mês o primeiro-ministro do Zimbábwe, Morgan Tchivangirai, esteve em Luanda para informar ao Presidente José Eduardo dos Santos os últimos desenvolvimentos da situação no seu pais.
Também esteve em Luanda, quarta-feira, o Presidente do Madagáscar, Andry Rajoelina, cuja governação é contestada pela maior parte dos países da SADC.

À imprensa no final da sua visita de trabalho, considerou o encontro com Chefe de Estado angolano positivo, referindo que Angola fará o acompanhamento da situação no seu país para um "roteiro de paz".