Angola e Noruega estreitam parceria para produção de energia limpa

2546321O secretário de Estado norueguês do Ministério dos Negócios Estrangeiros inicia hoje uma visita a Angola, estando previstos vários encontros para o estabelecimento de parcerias de negócios entre os dois países.

Erik Lahntein vem acompanhado de duas delegações compostas por especialistas do sector de energias limpas. "Vou a Angola para impulsionar o diálogo político entre os dois países. Angola tornou-se no parceiro económico mais importante em África e consideramos que as relações económicas mais fortes necessitam de um diálogo político", disse.

Erik Lahntein, que termina a visita na quarta-feira, salientou que a Noruega é o 6º maior produtor de energia hídrica no mundo, acrescentado que o seu país está interessado em partilhar experiências com Angola e põe à disposição as suas tecnologias no sector.

Investimentos em Angola

A Noruega tem investimentos em Angola no valor de sete mil milhões de dólares, a maior parte dos quais ligados a actividades petrolíferas. A companhia norueguesa Statoil partilha na produção de petróleo e, recentemente foi apurada como co-operadora em dois blocos de águas profundas de "pré-sal".

As empresas norueguesas no domínio da produção de alumínio e de fertilizantes estão a negociar grandes investimentos que podem contribuir para a diversificação da economia angolana.

Encontros

O secretário dos negócios estrangeiros da Noruega participa, no primeiro dia, numa conferência, em Luanda, que reúne especialistas dos dois países que vão abordar a questão das "energias limpas".

No segundo dia, Erik Lahntein e o secretário angolano de Estado para os Direitos Humanos, Bento Bembe, presidem a uma ronda de consultas bilaterais entre Angola e a Noruega sobre os direitos humanos.

Durante a visita, o secretário de Estado norueguês tem previsto reuniões com vários Ministérios para análise da cooperação entre os dois países. Com o Ministério das Relações Exteriores há uma reunião para análise da importância da região.

"O meu Primeiro-Ministro endereça um convite ao Presidente José Eduardo dos Santos para visitar a Noruega ainda este ano", anunciou.

Lahntein tenciona debater com o ministro dos Petróleos e com a ministra da Energia e Águas o conteúdo dos acordos bilaterais e da cooperação técnica. "Vamos discutir sobre mudanças climáticas e os efeitos sobre os derrames de petróleo, tendo como referência as experiências do Golf.