Funeral de Cesária Évora com honras de Estado

milhares-de-pessoas-assistem-a-funeral-de-cesaria-evoraO funeral da cantora cabo-verdiana Cesária Évora, falecida este sábado, 17 de Dezembro, aos 70 anos, no Mindelo, São Vicente, vai ter honras de Estado.

A informação foi avançada esta segunda-feira, 19 de Dezembro, pelo Primeiro-ministro José Maria Neves, que confirmou a sua presença no funeral, juntamente com o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, o Presidente da Assembleia Nacional, Basílio Mosso Ramos, uma importante delegação ministerial, o secretário de Estado da Cultura de Portugal, Francisco José Viegas, entre outras entidades.


O corpo de Cesária Évora vai estar em câmara ardente no Palácio do Povo, o símbolo da República na ilha de São Vicente, a partir do meio-dia de terça-feira, 20 de Dezembro, até à hora do enterro, às 16 horas locais.


Antes de chegar ao Palácio do Povo, o corpo da artista passa pela casa que foi de Cesária Évora, na rua Fernando Ferreira Fortes, onde os amigos íntimos e familiares deverão prestar-lhe as últimas homenagens.


Numa entrevista à rádio pública cabo-verdiana, o Primeiro-ministro anunciou que apoia, de forma «incondicional», a proposta para atribuir o nome de Cesária Évora ao Aeroporto Internacional de São Pedro, em São Vicente.


José Maria Neves avançou que vai apresentar esta proposta na quinta-feira, 22 de Dezembro, ao Conselho de Ministros.


«Trata-se de uma ideia simpática, que surgiu nas redes sociais e que aprovo de forma incondicional», sublinhou o Chefe do Governo.


José Maria Neves referiu ainda que Cesária Évora deu um enorme contributo para que Cabo Verde fosse conhecido internacionalmente.


Assim, não só a 13ª ilha mas toda a nação cabo-verdiana deverá curvar-se perante a sua memória.


«Mais do que embaixadora de Cabo Verde no Mundo, a Diva dos pés descalços calçou as ilhas e apresentou-as ao mundo», salientou.


Cesária Joana Évora morreu na manhã de 17 de Dezembro, no Hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, onde tinha dado entrada às 9 horas do dia anterior.

O Director clínico do Hospital Central da ilha de São Vicente, Alcides Gonçalves, confirmou a morte da artista, ocorrida às 11.20 horas, por insuficiência cardio-respiratória aguda e tensão cardíaca elevada.


(c) PNN Portuguese News Network