Bloco 31 inicia produção de petróleo

Bloco 31 inicia produção de petróleo

A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola – Sonangol E.P e a BP Exploration (Angola) Limited (Bloco 31) anunciaram hoje (quinta-feira), em Luanda, o início de produção do Projecto “PSVM” (Plutão, Saturno, Vénus e Marte) de águas ultra-profundas do Bloco 31 do offshore angolano.

De acordo com um comunicado de imprensa da Sonangol E.P, a que a Angop teve acesso, em Luanda, "a produção nesta fase inicial é proveniente de três poços do campo Plutão, prevendo-se atingir um nível de produção de 70 mil barris de petróleo/dia".

O Pólo de Desenvolvimento PSVM, refere a nota, atingirá uma produção máxima de 150 mil barris de petróleo por dia, com a entrada em produção dos campos remanescentes - Saturno e Vénus em 2013, e Marte em 2014.

A produção do “PSVM” é feita através da Unidade Flutuante de Armazenamento e Descarga – FPSO PSVM convertido, com uma capacidade de armazenamento de 1,6 milhões de barris de petróleo, o primeiro a operar em águas ultra-profundas em Angola, precisa o documento.

A Sonangol anuncia, por outro lado, que " um total de 40 poços produtores e de injecção de água e gás submarinos serão conectados ao FPSO através de 15 colectores e equipamentos associados".