Mincult analisa PND 2018-2022

Mincult analisa PND 2018-2022

Aconteceu nesta Quarta-feira, a reunião dos membros do conselho de direcção do Ministério da cultura do Programa Nacional de Desenvolvimento 2018-2022 e a estratégia da municipalização dos serviços culturais, no âmbito da regulação do poder local autárquico.  

Sob orientação da ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, os responsáveis culturais receberam ainda informações sobre o diagnóstico e perspectivas sobre o acompanhamento das autoridades e comunidades do poder tradicional.

Durante o encontro foram igualmente analisados o programa de internacionalização da cultura no contexto de dinamização da acção dinâmica da diplomacia do executivo, o Festikongo e as novas regras de gestão orçamental, assim como as acções prioritárias para a preservação e recuperação do património nacional, com destaque para a recuperação do património religioso, tendo em conta o seu simbolismo   e peso no tecido social e na religiosidade e tranquilidade  espiritual.  

Analisaram também o Plano Executivo do sector, o Plano Anual de Festividades e Eventos Culturais e os relatórios da Comissão de Gestão da Endipu, do grupo de trabalho sobre a proposta de Estratégia sobre a Implementação do Sistema Nacional de Direitos de Autores e Conexos.

O Programa Nacional de Desenvolvimento 2018-2022, aprovado a 26 de Abril durante a 4ª sessão do Conselho de Ministros, constitui o segundo instrumento de planeamento de médio prazo na sequência do Plano 2013-2017.

O PND, no âmbito da estratégia de longo prazo “Angola 2025”, orientará as acções do Executivo no sentido da implementação de um conjunto de políticas que garantam a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida das famílias angolanas.

Os membros do conselho foram ainda informados de que o VI Conselho Consultivo terá lugar na província de Cabinda, no mês de Julho.

A reunião contou com a participação dos secretários de estado João Constantino e Maria da Piedade de Jesus, directores nacionais, directores de gabinetes, consultores e convidados.