Ministra da Cultura considerou que MBanza Congo constitui um ganho incomensurável para a Humanidade

Ministra da Cultura considerou que MBanza Congo constitui um ganho incomensurável para a Humanidade

A ministra da Cultura carolina Cerqueira considerou esta Quarta-feira, na ilha do Sal, Cabo-verde, que a cidade de M Banza Congo constitui um ganho incomensurável para a Humanidade, facto que foi reconhecido pela XII Cimeira da CPLP que terminou.

Os chefes de Estado e de Governo congratularam se na Declaração  de Santa Maria com a inclusão do Centro Histórico de MBanza Congo na lista do Patrimônio  Mundial , o que comprova o grande legado do patrimônio na memória dos povos dos países membros, referiu a ministra angolana.

Salientou por outro lado que a segunda fase do Projecto do patrimônio mundial a ser implementado pelo Ministério da Cultura, a comissão de gestão do Zaire e o apoio da Unesco e de países e instituições doadoras, abre nova fase de implantação de projectos de desenvolvimento das actividades culturais e de desenvolvimento humano é sustentável para região.

A ministra considerou também que a referência á importância das Bibliotecas e Arquivos na preservação do legado histórico e cultural dos estados membros, vem de encontro ao programa do Executivo angolano no que se refere ao programa de governação no domínio da Cultura para o próximo quinquênio.

A comemoração do dia da língua portuguesa e da Cultura na CPLP, outra deliberação aprovada comprova, segundo Carolina Cerqueira a manifestação de afirmação dos países membros e da diáspora na promoção e difusão da criação cultural  e artística e garantir a internacionalização dos valores culturais   Uma perspectiva universal e aberta.

Informou por outro lado que será abordada com o Instituto de Língua Portuguesa projectos de intervenção cultural para o fortalecimento da língua portuguesa e uma maior interacção com as instituições nacionais afins.