Angola e Rússia abordam reforço da cooperação cultural

Angola e Rússia abordam reforço da cooperação cultural

A Federação Russa manifestou nesta quarta-feira, em Luanda, a intenção de reforçar a cooperação cultural com Angola nos mais variados domínios.
De acordo com o embaixador russo em Angola, Vladimir Lararov, que falava durante uma audiência com a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, os dois países têm uma história comum que deve se fazer sentir, também, no domínio cultural.
A ministra Carolina Cerqueira elegeu como prioridades as áreas da formação de quadros, com particular realce para as vertentes do património, música, museologia, entre outros.
Carolina Cerqueira realçou a necessidade de os dois povos manterem um contacto mais directo com os traços e a identidade cultural de cada um, para a melhor compreensão do modo de vida dos respectivos povos  e estreitamento da amizade entre ambos países.
Para a ministra, no âmbito da cooperação entre os dois países o intercâmbio cultural abre perspectivas para o conhecimento das potencialidades econômicas mútuas, da  História e identidade de cada uma das nações, tendo em conta o contexto geopolítica em que estão inseridas.
O diplomata russo aproveitou a oportunidade para convidar a ministra a estar presente no Fórum Internacional da Cultura a ter lugar entre 15 a 17 de Novembro de Novembro em São Petersburgo, tendo na ocasião a ministra agradecido e garantido a participação do Ministerio que dirige naquele importante fórum mundial.
Manifestou ainda a intenção da reabertura do Centro Cultural Russo, instituição vocacionada para a difusão da cultura russa em Angola. E promotora da troca de delegações artísticas e grupos culturais.
As relações de amizade e cooperação entre a República de Angola e a Federação Russa (antiga URSS) remontam da Luta de Libertação Nacional, cujo marco deste relacionamento data de 1976, altura em que os dois países assinaram o Tratado de Amizade e Cooperação, movidos pelos tradicionais sentimentos de Amizade, Cooperação e Solidariedade.