Ecclesia 64 anos deputados enaltecem papel da Emissora Católica de Angola

Ecclesia 64 anos deputados enaltecem papel da Emissora Católica de Angola

A Rádio Ecclesia de Angola, fez a sua primeira emissão em 8 de Dezembro de 1954, para assinalar o encerramento do Ano Santo Mariano. Com um emissor de ondas curtas de 50 Watts, "a aparelhagem era modesta. O emissor de fraquíssima potência. Os discos, pouco ou mais de meia dúzia… as instalações exíguas, no primeiro andar dum prédio da Rua de S. Paulo". As emissões diárias começaram em 19 de Março de 1955, tendo como Director o Padre José Maria Pereira.

No 15° aniversário, inaugurou, em fase experimental, um moderno sistema automático de transmissões, o primeiro em todo o mundo lusófono, passando a emitir 24 horas por dia. Também nesse ano de 1969, foi inaugurado o Novo Centro Emissor, que compreendia dois Emissores de Ondas Médias de 1 Kw, um emissor de Ondas Curtas de 1 Kw, um emissor de Ondas Médias de 10 Kw, um emissor de Ondas Curtas de 10 Kw com dois desdobramentos para 90 e 40 metros, um emissor de Fm de 1 Kw e um emissor de FM de 50 Kw.

Em 1975, com os acontecimentos então verificados em Angola, grande parte dos quadros da Rádio Ecclésia saiu do país, pelo que a equipa ficou reduzida a um pequeno grupo. A direcção foi assumida pelo Pe. Abílio de Sousa Ribas. Da estatização a que então foram submetidos os órgãos de Comunicação Social de Angola não escapou a Rádio Ecclesia. Esta foi extinta pelo Decreto Presidencial n° 5/78, de 24 de Janeiro de 1978.

Em Março de 1997, exactamente 42 anos depois do início das emissões regulares, e cerca de 20 anos após ter sido encerrada, a Rádio Ecclesia foi re-inaugurada, na presença de sua Eminência o Cardeal D. Alexandre do Nascimento, Arcebispo de Luanda e Presidente da Conferência Episcopal de Angola e S. Tomé, do Ministro ds Comunicação Social e outras individualidades eclesiásticas e personalidades do mundo da Comunicação Social de Angola. As novas instalações, no bairro de S. Paulo, situam-se no edifício sede da Conferência Episcopal de Angola e S. Tomé – CEAST.

Neste 8 de Dezembro de 2018, a Emissora católica de Angola completa 64 anos de existência, e várias são as felicitações enviadas a nossa redação.

Alguns Deputados a Assembleia Nacional enaltecem papel da emissora católica de Angola.

{flexiaudio}22638{/flexiaudio}

O ponto mais alto das celebrações acontece amanhã com uma missa de acção de graças no centro do Espírito santo, paróquia de São Pedro.