Angomédica: Processo de privatização foi pouco claro esclarece ministra da Saúde

Angomédica: Processo de privatização foi pouco claro esclarece ministra da Saúde

A Angomédica, onde funciona actualmente a Central de Compras de Medicamentos e Meios Técnicos (CECOMA), afecto ao Ministério da Saúde, foi privatizada em 2014 a favor da Fundação Eduardo dos Santos (FESA).

A Central de Compras de Medicamentos e Meios Técnicos (CECOMA) paga, mensalmente, uma renda de três milhões e quinhentos mil kwanzas à SAINVEST, subsidiária da FESA, excluindo os custos de energia, água e manutenção do edifício.

A ministra da Saúde falava à imprensa, no final da visita do Presidente da República, João Lourenço, à Central de Compras de Medicamentos e Meios Técnicos (CECOMA), onde constatou o funcionamento dessa estrutura responsável pela aquisição e distribuição de medicamentos no país.       

Em 2005, o MINSA assinou um contrato de exploração da Angomédica com a SAINVEST em que a última deveria pagar 5 por cento da produção ao MINSA.

“Continuamos achar que a Angomédica ainda pertence ao Estado, é património do Estado e vamos trabalhar no sentido de averiguar e passar esta unidade para património do Estado (Ministério da Saúde)”, frisou.

Na óptica da ministra, a Angomédica tanta falta faz ao país.

Fez saber que, antes de 2005, a Angomédica funcionava em pleno e fabricava medicamentos essenciais e era uma mais-valia para a economia nacional e para o próprio sector da Saúde.

{flexiaudio}22871{/flexiaudio}

Fonte: Angop