Governo vai transformar Chicala em bairro dos ministérios

Governo vai transformar Chicala em bairro dos ministérios

O Ministério da Construção e Obras Públicas realizou esta terça-feira, o acto formal de lançamento do Projecto do Centro Político Administrativo – Bairro dos Ministérios, a ser erguido no bairro da Chicala.

Com o lançamento, vai se dar início ao processo de implementação do projecto, considerado “estruturante e de elevada complexidade técnica”, que congregará diversos departamentos ministeriais, Secretariado do Conselho de Ministros e Serviços de Apoio e Protocolares, Centro Cultural, área de lazer e outros.

Por despacho do Presidente da República, João Lourenço, de 13 de Junho de 2018, foi criada a Comissão Intersectorial encarregue de negociar a aquisição de terrenos e de propor a modalidade contratual com potenciais investidores privados para a implementação do Centro Político Administrativo.

A comissão é coordenada pelo ministro da Construção e Obras Públicas e integra ainda os ministros das Finanças, do Ordenamento do Território e Habitação, governador de Luanda e director-geral do Gabinete de Obras Especiais.

O plano, fornece a estrutura para o desenvolvimento do novo Bairro dos Ministérios, com a visão de transformar e revitalizar a área num modelo de vibrante de do centro da cidade, com diversidade de serviços e usos governamentais.

O projecto será implementado nas margens do bairro da Chicala, numa área ocupada actualmente por uma mistura de assentamentos de habitação informal, a zona será transformada num novo centro moderno, onde as autoridades governamentais, serviços e residencial serão misturados e mesclados com eventos sociais, culturais e artísticos.

O principal objectivo do Bairro dos Ministérios, é a integração deste plano urbanístico na visão da Fase 1 do Novo Centro da Cidade de Luanda, proporcionando qualidade e bem-estar para uma vida saudável e ambiente de trabalho, abrindo novos horizontes para desenvolvimentos governamentais e socioeconómicos.