Ministro do interior defende maior valorização dos profissionais formados em ciências policiais e criminais

Ministro do interior defende maior valorização dos profissionais formados em ciências policiais e criminais

O ministro do Interior, Eugénio César Laborinho, defendeu esta Segunda-feira maior valorização dos profissionais formados em Ciências Policiais e Criminais, quando Angola conta com o primeiro curso de mestrado em Segurança Pública.

A cerimónia de apresentação do curso decorreu no Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais, ocasião em que foram outorgados 290 licenciados nessa especialidade, e também foi o palco escolhido para a apresentação do primeiro curso de mestrado em Segurança Pública, que deve compreender um total de 14 unidades curriculares, essencialmente ligadas aos ramos das ciências policiais e criminais, jurídicas e humanas, com 1.408 horas lectivas, subdivididas em quatro semestres.

Eugénio César Laborinho defendeu no acto que a dinâmica actual exige dos efectivos da PN conhecimentos acrescidos, especialmente, aqueles que comungam com a actividade específica da garantia da ordem e tranquilidade públicas.

Para preencher as vagas que se vão abrir na criação do novo órgão policial, o ministro pretende fazer da formação, em especial do ensino superior policial, uma das principais apostas do seu mandato, de forma a debelar as insuficiências registadas na actuação policial.

De acordo com Eugénio Laborinho, só a adopção de novas técnicas e métodos de actuação científico-policiais podem dar resposta aos crimes.

O curso, com 18 formandos, vai arrancar apenas no período pós-laboral, e tem homologação do referido departamento ministerial, nos termos do Decreto presidencial números 128/19.

Reportagem de Silvano da Silva