Ministra destaca papel da igreja católica no sector da educação

Ministra destaca papel da igreja católica no sector da educação

O papel da igreja católica no domínio da educação em Angola foi enaltecido no Kuito esta Sexta-feira, pela Ministra de Estado para o Sector Social Carolina Cerqueira.

De acordo com a ministra, que falava no acto de abertura do ano lectivo 2020, o processo de educação das crianças requer o reforço da aliança global entre a família, a comunidade e os demais parceiros para se encontrar soluções que levem o sector no caminho da qualidade desejada.

“Temos que redobrar o esforço e o sacrifício por uma educação mais inclusiva, uma educação com mais qualidade, mas aberta e mais próxima das comunidades para melhor se garantir o futuro das crianças”, reforçou Carolina Cerqueira.

Adiantou que o Executivo está apostado em corrigir o que está mal no sector da educação, particularizando alguns aspectos relacionados com o processo da reforma educativa que, no ponto de vista da governante, exigem uma profunda reflexão.

Para a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem, a ministra elencou três vectores: a luta contra o analfabetismo, que na sua óptica limita o progresso humano e o desenvolvimento social, para além de criar inibições e provocar baixa autoestima e baixo grau de motivação para a progressão na vida.

O segundo vector apontado pela ministra Carolina Cerqueira tem a ver com o compromisso do Executivo para com à formação dos docentes que, no seu entender, deve ser contínuo, englobando a capacitação, a superação e a actualização permanente.

Como terceiro vector, a ministra destacou à necessidade da solidificação dos alicerces do sistema de educação, apontando a aposta no iniciação, enquanto etapa basilar de todo sistema de ensino.

Reportagem de Amitai Imuno