Portugal congela contas bancárias de Isabel dos Santos

Portugal congela contas bancárias de Isabel dos Santos

As contas bancárias que Isabel dos Santos tem em Portugal foram congeladas por ordem das autoridades judiciais portuguesas, avança o jornal "Expresso".

Segundo o jornal português, a informação foi confirmada por duas fontes do sector bancário. A empresária angolana Isabel dos Santos, filha do ex-presidente de Angola José Eduardo dos Santos, está a ser investigada no seu país por suspeitas de gestão danosa e evasão fiscal num caso relacionado com a Sonangol, a empresa petrolífera estatal de cujos cofres foram transferidos 115 milhões de dólares para uma empresa alegadamente controlada por Isabel dos Santos.

Uma das contas bancárias congeladas terá sido a do Millennium BCP, avança ainda o Expresso.

Recorde-se que no final de Dezembro, o Tribunal Provincial de Luanda decretou o arresto preventivo de contas bancárias pessoais da empresária, de Sindika Dokolo (seu marido) e Mário da Silva, além de nove empresas nas quais detêm participações sociais.

E o banco espanhol Abanca anunciou ter fechado acordo para ficar com 95% do capital do EuroBic, instituição financeira em que a empresária angolana detinha 42,5 por cento, avança a imprensa portuguesa.

Isabel dos Santos, com 42,5% do capital, e Fernando Teles, com 37,5%, eram os principais accionistas da instituição, estando, com essa medida, de saída do banco.

Além destes dois, deixaram a estrutura de accionistas Luís Cortez dos Santos, Manuel Pinheiro Fernandes e Sebastião Lavrador, que detinham cada um, 5%, estando os restantes 5% dispersos por outros investidores.