Novas notas do Kwanza começam a circular no fim do mês

Novas notas do Kwanza começam a circular no fim do mês

Angola conta desde esta Terça-feira 7 de Julho, com uma nova família do Kwanza série 2020, com valor facial de 200, 500, 1000, 2000, 5000 e 10000 kwanzas.

As notas só com o rosto do primeiro presidente de Angola, Agostinho Neto, também foram ilustradas com as maravilhas naturais de Angola.

O governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano, explicou que as novas notas entrarão em circulação de modo progressivo a partir do dia 30 de Julho, com as cédulas de 200 Kwanzas (AKz). Em Setembro a de 500 kwanzas, Outubro as de mil kwanzas, e em Novembro as de dois mil kwanzas.

As notas de cinco mil kwanzas foram feitas ainda com o material actual - em algodão, também conhecido como papel e estará disponível em Janeiro de 2021.

Neste momento, acresceu, apesar da provisão legal, não se antevê a entrada em circulação da denominação de AKz 10 mil, a menos que se venha a mostrar absolutamente necessário.

A entrada em funcionamento será progressiva para permitir o conhecimento das suas características e assegurar que estejam disponíveis e em todo território nacional.

As novas notas conviverão com a existente, em série de 2012, até 31 de Dezembro de 2021.

O BNA publicará e dará visibilidade ao calendário de retirada das notas mais antigas

para manter as suas características de segurança por período mais longo de tempo. As moedas metálicas actuais permanecerão em circulação sem qualquer alteração.

Reportagem de Salgueiro Vicente