CEEAC vai apoiar Angola com estudo sobre evolução da Covid

CEEAC vai apoiar Angola com estudo sobre evolução da Covid

A informação foi avançada pelo presidente da Comissão da CEEAC, Gilberto da Piedade Veríssimo, à saída de uma audiência que lhe foi concedida pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, esta terça-feira.

"Temos uma situação particular. É o facto de na região Angola ser neste momento o único país que tem um crescimento de casos da Covid-19 e também de mortes pela doença", observou o angolano Gilberto Veríssimo, ao notar que outros países da região já têm, praticamente, a situação estabilizada.

Segundo o presidente da Comissão da CEEAC, a intenção é ajudar Angola a entender o que se passa "e, se calhar, um olhar de fora pode ajudar a perceber algumas coisas que eventualmente não terão sido vistas". 

Em funções na Comissão da CEEAC desde Agosto último, o diplomata angolano afirmou que o assunto foi apresentado na audiência com o Presidente João Lourenço, que agradeceu e autorizou que se faça diligências neste sentido.

Em declarações à imprensa, Gilberto da Piedade Veríssimo especificou que a CEEAC tem uma unidade de epidemiologistas que trabalhou na África Ocidental aquando da situação do vírus do ébola naquela região.

Acrescentou que a referida unidade foi colocada à disposição da organização pelo Banco Mundial.

De acordo com Gilberto Veríssimo, o encontro com o Estadista angolano serviu também para agradecer por o ter designado, perante os seus pares, para o posto de presidente da Comissão da CEEAC.

O embaixador, que tem um mandato de cinco anos na presidência da Comissão da CEEAC, afirmou que o órgão que dirige entende que Angola pode ajudar bastante a região, pois possui experiência que pode partilhar, fundamentalmente, nessa fase em que a Comissão está a elaborar o seu plano estratégico.