Morre Sérgio Rescova mas ficam as lembranças

Morre Sérgio Rescova mas ficam as lembranças

O político faleceu em Luanda, vítima de doença, aos 40 anos de idade, depois de ter sido evacuado de emergência da província do Uíge.

Desde a confirmação da ocorrência, pelo Governo angolano, são várias as mensagens de pesar que a redacção Ecclesia tem recebido, exaltando as qualidades profissionais de Luther Rescova.

 Foi com bastante dor e consternação que a Direcção da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Angola tomou conhecimento do prematuro e inesperado passamento físico do Dr. Sérgio Luther Rescova Joaquim, Governador da Província do Uíge, ocorrido no dia 9 de Outubro de 2020.

O Malogrado Dr. Rescova pertencia ao quadro docente desta Faculdade de Direito, onde leccionou a disciplina de Direito Constitucional.

Ele pertenceu, ainda, a primeira geração de juristas formados pela Universidade Católica de Angola, sendo que as suas excepcionais qualidades, enquanto discente, o levaram a abraçar, mais tarde, a carreira docente.

Angola e a Faculdade de Direito da Universidade Católica perderam um dos seus mais distintos filhos. Neste momento de dor e luto, a Direcção da Faculdade de Direito e o colectivo de docentes, trabalhadores e discentes desta Instituição, inclinam-se perante a memória do Malogrado Dr. Sérgio Luther Rescova Joaquim e apresentam à família enlutada os sentimentos do mais profundo pesar e solidariedade.

O Presidente da República, João Lourenço, já se manifestou com profundo pesar a perca deste joven político.

Vários governantes e políticos angolanos destacam os feitos do governador e académico, que foi, por muito tempo, um influente dirigente da JMPLA.

Neste sábado, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, considerou a morte do governante "uma perda irreparável", sublinhando que o povo angolano "sempre viu nele um porto seguro para as suas aspirações de progresso e de desenvolvimento de Angola".

Na sua mensagem de condolências, enaltece os feitos de Sérgio Luther Rescova, frisando que, ao longo da sua vida, "soube, corajosamente, situar-se no lado certo da história".

O mesmo sentimento é manifestado pela ministra da Cultura, Turismo e Ambiente, Adjany Costa, para quem "Angola perde um dos seus grandes filhos, patriota e destacado defensor da promoção e desenvolvimento dos jovens".

A governante lembra Sérgio Luther Rescova Joaquim como um "incansável dirigente político e académico de reconhecida competência".

Para o ministro da Economia e Planeamento, Sérgio Santos, Luther Rascova é "um exemplo inegável de que Angola tinha jovens patriotas e capazes de contribuir para o desenvolvimento do país, de forma incondicional".

"Fê-lo a nível partidário, fê-lo ao aceitar ser governador da província de Luanda, aos 38 anos, e o fez, de novo, quando abraçou a missão, que lhe foi dada, de governar da província do Uíge", lê-se na sua mensagem de condolências.

Quem também se associa à dor desta perda é o Grupo Parlamentar da UNITA, que considera  Sérgio Luther Rescova como "um quadro jovem angolano que se destacou na sua organização política enquanto líder juvenil, na docência, no parlamento angolano e como governante".

O maior partido da oposição adianta que a morte precoce surpreendeu a sociedade angolana.

Além das mensagens protocolares, centenas de cidadãos, entre anónimos e figuras públicas, vão destacando a figura do governador do Uíge, nas redes sociais, enquanto político e académico.

O perfil do jovem político

Sérgio Luther Rescova Joaquim nasceu a 16 de Maio de 1980, no município da Damba, província do Uíge.

Mestre em Ciências Jurídico-Políticas e licenciado em Direito, pela Universidade Católica de Angola, foi deputado à Assembleia Nacional, desde 2008, inserido na Comissão de Assuntos Constitucionais e Jurídicos e membro do Conselho da República.

Sérgio Luther exerceu, também, o cargo de secretário nacional da JMPLA, organização juvenil do partido no poder, no qual era membro do Bureau Político do Comité Central.

Foi governador da província de Luanda, de 2 de Janeiro de 2019 a 26 de Maio de 2020, altura em que foi nomeado governador do Uíge.