Manuel Rebelais perde imunidades na AN

Manuel Rebelais perde imunidades na AN

Os deputados a Assembleia Nacional aprovaram por unanimidade a proposta de suspensão e retirada de imunidades ao político do MPLA, António Manuel Rabelais, solicitado pelo Presidente Conselheiro do Tribunal Supremo, por estar acusado de vários crimes que terão sido cometidos no exercício de função de director do GRECIMA.

António Manuel Rabelais, Jornalista de profissão, já foi Ministro da Comunicação Social no governo do Presidente José Eduardo dos Santos, mas os crimes que pesam sobre si os terá cometido enquanto director do extinto Gabinete de Revitalização da Comunicação Institucional, mais conhecido por GRECIMA.

Além do ex-ministro da Comunicação Social, está igualmente arrolado no processo, como arguido, Hilário Santos, então assistente-administrativo do GRECIMA.

De acordo com a Constituição da República, no seu artigo 150º, os deputados não podem ser detidos ou presos sem autorização a conceder pela Assembleia Nacional ou, fora do período normal de funcionamento desta, pela Comissão Permanente, excepto em flagrante delito por crime doloso punível com pena de prisão superior a dois anos.

Reportagem de Salgueiro Vicente