Manuel Rabelais esta a ser ouvido no TS

Manuel Rabelais esta a ser ouvido no TS

Prossegue na Câmara Criminal do Tribunal Supremo o julgamento do ex-director do extinto Gabinete de Revitalização e Marketing da Administração ( Grecima), Manuel António Rabelais, pela prática dos crimes de peculato, branqueamento de capitais e violação das normas de execução orçamental.

Pelos mesmos crimes está a ser igualmente acusado Hilário dos Santos, que na altura dos factos exercia o cargo de assistente administrativo do Grecima.

No despacho de pronuncia do juíz da causa,  Daniel Modesto,  estão em causa  os actos praticados pelo  ex-director do extinto Grecima , referentes a 2016 e 2017, altura em que o Banco  Nacional de Angola  alocou a esse órgão a quantia de 98 milhões de euros.

De acordo com a acusação,   o réu Manuel Rabelais abriu uma série de contas para a movimentação dos  montantes  alocados pelo BNA  em diversas instituições bancárias como o Banco de  Comércio  e Indústria   ( BCI) , Banco de Poupança e Crédito ( BPC),  Banco  Angolano de Investimento  ( BAI)  e Banco de Investimento  internacional  (BIC), sendo ele o único assinante.

Foram  arrolados no processo  pela acusação  14 declarantes,  tendo a defesa arrolado mais três,  sendo os  últimos  Gonçalves Inhanjica,  Guilherme Xavier e Mariano de Almeida.    

Entretanto, o advogado de defesa de  Manuel Rabelais contestou a acusação e o despacho de pronuncia , ao  afirmar que os dois documentos   fazem  referência que de todas as divisas que saíram do BNA , alocadas ao  BCI  para serem vendidas ao Grecima,  foi entregue a  contrapartida  em kwanzas.

Reportagem de Salgueiro Vicente