“Caso Grecima”: Réu Hilário santo nega ter sido trabalhador assalariado

“Caso Grecima”: Réu Hilário santo nega ter sido trabalhador assalariado

O ex-assistente administrativo do extinto Gabinete de Revitalização e Execução da Comunicação Institucional e Marketing da Administração (Grecima), Hilário Gaspar Santos, negou esta segunda-feira, em tribunal, ter auferido salários no Grecima, durante os cinco anos que colaborou com a instituição.

No quadro do julgamento “Caso Grecima”, Hilário Gaspar Santos assumiu  esta Segunda-feira, ter sido compensado com ajudas de custos por, na altura, viajar constantemente para o exterior do país, particularmente para Lisboa (Portugal).

Explicou que as suas viagens eram custeadas pelo Grecima e os pagamentos eram por si  feitos, em divisas, na sua qualidade de assistente administrativo do Grecima.

Segundo o arguido, estes pagamentos eram, também, feitos às individualidades que promoviam a imagem de Angola e do Executivo angolano no exterior do país.

Na mesma audiência, Manuel Rabelais comprometeu-se a entregar ao tribunal uma relação com os dados exactos dos imóveis e dos valores que restituiu à Direcção Nacional de Recuperação de Activos da Procuradoria-geral da República.

Nas sessões anteriores de julgamento, o ex-director do extinto Grecima confirmou ter feito a entrega voluntária de 30 imóveis à direcção nacional dos Serviços de Recuperação de Activos da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Os réus do conhecido “Caso Grecima” são acusados dos crimes de peculato de forma continuada, violação das normas de execução orçamental e branqueamento de capitais, referentes aos anos de 2016 e 2017.

Angop