Siona Casimiro ganha prémio carreira na 1ª Edição do Premio do FMJIG

Siona Casimiro ganha prémio carreira na 1ª Edição do Premio do FMJIG

O prémio, na categoria de Carreira, foi atribuído a Siona Casimiro, ex- correspondente da Agência France Press, já foi director do jornal Apostolado, pertença da CEAST, com vários livros lançados no mercado, inclusive um de ajuda aos correspondentes da Rádio Ecclesia, neste momento assina a Cronica Visão Jornalistica, emitida na Emissora católica de Angola.

O Prémio Carreira é atribuído a profissionais com mais de 25 anos de percurso e com conteúdo social.

Falando a imprensa, Siona Casimiro fez referencia que este premio deveria ser de percurso e não de carreira, falou ainda da afirmação dos profissionais, bem como a luta contra a recorrência dos contravalores que pensam ainda serem capazes de intimidar a classe jornalística.

A jornalista  Margarida Marçal, da Televisão Pública de Angola (TPA) venceu  o prémio "Fórum de Jornalismo", na categoria Jornalista do Ano de 2020.

O prémio teve como critérios assunto mulher, inclusão social, igualdade do género e inserção na comunidade.

Margarida Marçal, vencedora com 13 anos de experiência, garantiu continuidade do seu trabalho social, com a comunidade, mulher e género.

Cada distinguido levou para casa o valor de 1 milhão de Kwanzas.

A propósito da consagração, a coordenadora do Fórum de Mulheres Jornalistas e Igualdade do Género, Josefa Lamberga, afirmou que a iniciativa tem como objectivo estimular os jornalistas a priorizarem a realidade social das comunidades e a inclusão social das mulheres, com reportagens de investigação e abordagens profundas, incentivando a discussão e à busca de soluções.

Reportagem de José Quiabolo