BNA prevê taxa de inflação de 27% até ao final do ano

BNA prevê taxa de inflação de 27% até ao final do ano

De acordo com os dados apresentados pelo governador do BNA, José de Lima Massano, nesta quinta-feira, durante a 101ª reunião ordinária do CPM, a taxa prevista é influenciada pela política monetária em curso no país.

“O CPM considerou que as medidas tomadas estão a influenciar favoravelmente o nível dos agregados monetários, sendo as mais adequadas para contribuir na contenção do ritmo de crescimento de preços, tendo decidido manter as taxas praticadas pelo banco central”, realçou o governador do BNA.

Nesta senda, o comité que monitoriza a economia nacional decidiu manter a taxa básica de juro (taxa BNA) em 20%, a taxa de juro da facilidade permanente de cedência de liquidez em 25%, a taxa de juro da facilidade permanente de absorção de liquidez de sete dias em 15%, bem como manter os coeficientes das reservas obrigatórias em 22 por cento.

De acordo com o CPM, a base monetária em moeda nacional, variável operacional da política monetária, e os agregados monetários em kwanza contraíram - até Agosto deste ano - cerca de 12,68 por cento.

Sobre a concessão de créditos, adianta que o grau de incumprimento, medido pelo rácio de crédito malparado sobre o crédito total bruto, no mês de Julho, foi de 10,85%, representando uma redução, se comparado com o de Dezembro de 2020, que se situou em 18,41%, e com o período homólogo que foi de 21,22 por cento.