Comunidades denunciam violação dos direitos humanos nas zonas de exploração de diamantes

Comunidades denunciam violação dos direitos humanos nas zonas de exploração de diamantes

O Rei Muatchissengue Wa Tembo, foi um dos intervenientes a conferência do Tchota que decorre no centro de extensão Universitária da Universidade Católica de Angola sob lema: Recursos naturais, uma bênção para todos.

Muatchissengue Wa Tembo participou hoje numa conferência denominada "Recursos Naturais, uma Bênção para Todos", promovida pela Tchota, uma plataforma que engloba várias organizações da sociedade civil angolana ligadas à defesa dos direitos dos cidadãos.

O rei deu exemplo do recente incidente ocorrido com a Sociedade Mineira de Catoca, localizada na província da Lunda Sul, devido a uma avaria no sistema de drenagem da bacia de rejeitados da mina, que provocou um derrame de poluentes.

"Há tempos acompanharam a poluição do rio Chicapa, são seis rios na região, e quem sofre é o povo. Vimos a distribuição de cesta básica, mas aquilo só foi para dois dias, a população sofreu, até hoje continua a sofrer, porque para recuperarmos aquela quantidade de peixe que acabou por morrer nos rios, as lavras que foram estragadas, não é hoje", lamentou.

Muatchissengue Wa Tembo destacou que é preciso que o Governo faça mais pela população, reconhecendo que agora as autoridades já começam "mais ou menos" a ouvir as reivindicações do povo.

Rei Muatchissengue das Lundas