Governo decreta luto nacional

Governo decreta luto nacional

O Executivo  angolano decretou, esta sexta-feira, luto nacional de cinco dias pela morte do antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Segundo Decreto Presidencial, a que a Imprensa teve acesso,  visa homenagear condignamente a sua figura, a sua obra, os seus feitos e o seu legado ao serviço da Nação Angolana.

O decreto lembra o antigo Presidente como uma figura ímpar da Pátria angolana, à qual se dedicou desde muito cedo, tendo tido relevante participação na luta contra a colonização, na conquista da Independência Nacional, na consolidação da Nação, na sua afirmação no contexto das Nações, na conquista da Paz e reconstrução e reconciliação nacionais.

Avança que enquanto vigorar o luto nacional, que terá início às 0h00 do dia 9 deste mês, deve-se colocar a Bandeira  Nacional à meia-haste e cancelar todos os espectáculos e manifestações públicas.  

José Eduardo dos Santos chegou ao poder em Setembro de 1979, na sequência da morte do Primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.

Ocupou as funções de Presidente da República durante 38 anos, até Setembro de 2017, altura em que foi sucedido pelo actual Chefe de Estado, João Lourenço.

Além de Presidente da República, foi Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA) e Presidente do MPLA, partido que governa o país desde a proclamação da independência nacional, a 11 de Novembro de 1975.

Da sua ficha política consta, ainda, o cargo de ministro das Relações Exteriores, e outras funções no Estado e no MPLA.

Conduziu o processo que culminou com a assinatura dos Acordos de Paz, a 4 de Abril de 2002, na sequência da morte do então líder fundador da UNITA, Jonas Savimbi.

Comentaristas Ecclesia deixam as suas primeiras impressões em relação a morte do Ex presidente José Eduardo dos Santos.