Lei Magna sofre nova prorrogação

constituicao.jpgA Comissão Constitucional discutiu nesta terça-feira, de forma inconclusiva, uma proposta de Lei que prorroga o prazo actual para a conclusão global dos trabalhos de elaboração da futura Constituição.


O prazo actual para a conclusão da futura Lei Magna do país é de 120 dias, a contar desde 23 de Maio último – data limite até o qual os partidos políticos e coligação de partidos com assento parlamentar tinham de entregar os seus ante-projectos de Constituição.

.

Este prazo, que termina em 23 de Setembro, foi considerado por consenso pelos membros da Comissão Constitucional como insuficiente para o trabalho de conclusão da Constituição.

Este trabalho incluiu a discussão e elaboração de um projecto ou projectos de Constituição, a sua consulta e debate públicos, a feitura de um projecto final e, por fim, sua aprovação pelo Plenário da Assembleia Nacional.

A proposta apresentada ontem estabelece como período de prorrogação 180 dias, a contar de 23 de Setembro, mas este prazo deverá ser discutido em definitivo apenas na próxima reunião da Comissão Constitucional, marcada para 28 de Julho