Próxima Visita: Jacob Zuma

jacob_zuma_duane.jpgO presidente da África do Sul, Jacob Zuma, vai realizar em Angola a sua primeira visita de Estado, de 19 a 21 de Agosto, concentrando-se nos investimentos sul-africanos em Angola. Segundo o porta-voz Vincent Magwenya, a visita terá uma importante componente de investimentos sul-africanos em Angola, em particular nos sectores da banca, mineração, agricultura e construção civil.
 
 A visita, anunciada em Maio passado em Angola pela ministra das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, tem vindo a ser preparada ao longo das últimas semanas pelos dois governos.
 
O presidente sul-africano, Jacob Zuma, inicia a sua primeira visita de Estado a Angola de 19 a 21 deste mês, segundo fonte diplomática.
 
Quando se nota uma clara estabilidade do relacionamento político entre os dois países, fruto da empatia pessoal entre os dois chefes de Estado, depois dos mandatos de Thabo Mbeki, que não chegou a realizar uma visita de Estado a Angola. Jacob Zuma vem dar outro impulso ao relacionamento entre os dois países e nesta visita traz uma agenda eminentemente económica e comercial.
 
O diplomata Francisco José da Cruz, antigo conselheiro da embaixada de Angola na Africa do Sul, diz que a visita ao nosso pais de Jocob Zuma representa um passo positivo na relação entre os dois países.
 
África do Sul tem uma das economias mais desenvolvidas da parte austral do continente.
 
O diplomático Francisco José da Cruz acredita que Angola e África do Sul poderão apoiar a Republica Democrática do Congo a encontrar a estabilidade política e militar;