Conferência sobre a Constituição na Universidade Lusíada de Angola

lusiadaangola.jpgNa Universidade Lusíada foi sede duma Conferência sobre o tema da Futura Constituição e que visou lançar contributos para o processo da feitura da nova constituição. O Objectivo da conferência tem a haver com a elaboração e discussão da constituição do acto pedagógico, cívico e democrático.
 
A iniciativa deste fórum e do Instituto Angolano de Sistemas eleitorais e Democracia em parceria com a Universidade Lusíada de Angola, promove nesta Quinta-feira uma conferência nacional com o tema: " Cidadania, constituição e Democracia".
 
O Reitor da universidade Lusíada, Mário Pinto, defendeu que a futura lei magna do país deve ser elaborada de modos a que maior número de cidadãos se reveja nela. Para o académico os parlamentares devem ter presente os anseios do povo que eles representam na elaboração da constituição da república.
 
Raul Araújo defendeu que em estados democráticos de direito deve-se pautar pela separação de poderes legislativos, judiciais, executivos e pelo controlo de poderes. O jurista questiona o facto do partido maioritário vencer as eleições legislativas e manter o auto-controlo.
 
O político Abel Chivukuvuku na sua vez de expositor declarou que espera que os membros da comissão constitucional consigam aliar as opções político-constitucionais ao pragmatismo e censo comum. Chivukuvuku faz um pequeno historial para explicar o contexto constitucional angolano.