Debate Informativo: Salvaguardar a estabilidade política

debate2609.jpgQue fazer para salvaguardar a estabilidade politica, face a indefinição da data das eleições presidenciais? 
 
O candidato Independente às eleições presidenciais, Vicente Pinto de Andrade, afirma que o Presidente da República é a única pessoa que está interessada em adiar a realização das eleições presidenciais.
 
Na sua intervenção, durante o debate informativo deste sábado, Vicente Pinto de Andrade considera haver dois factores que justificam a proposta do Chefe de Estado em defender a realização de eleições indirectas, em Angola.

 
.
Vicente Pinto de Andrade defende ainda que a nova Constituição deve ser um factor de unidade entre os angolanos.
 
E o Secretário para os Assuntos Eleitorais da UNITA, Domingos Maluka, critica a posição dos intelectuais angolanos, nesta fase do processo constituinte.
 
Domingos Maluka falou também da eventual candidatura independente às eleições presidências de Abel Chivukuvuku.
 
Editorial:

Que fazer para salvaguardar a estabilidade politica, face a indefinição da data das eleições presidenciais? 

O principal debate em Angola continua a ser o modelo de eleição do presidente da república. A discussão centra-se entre eleições directas, defendidas pela oposição e sociedade civil; ou eleições presidenciais indirectas, descritas hoje como atípicas pelo chefe de estado JES e alguns sectores do MPLA.

Dissemos alguns sectores, porque ainda não houve um pronunciamento geral do partido no poder em como este modelo foi legitimado pelas bases e demais hostes do maioritário.

É dado adquirido de que o MPLA deve iniciar em breve uma discussão generalizada sobre o a forma de eleição do presidente da república, junto dos militantes de base e nas províncias. Depois haverão, segundo o MPLA, explicações aos partidos da oposição e a sociedade civil e as suas organizações e sectores.

O MPLA diz que esta é a forma de procurar consensos sobre este importante tema, sem, claro, qualquer imposição directa ou indirecta.

Mas enquanto há esta discussão, o país parece ter se esquecido da necessidade de se cumprir com o calendário eleitoral, depois de no ano passado termos ouvido falar da realização das presidenciais este ano. Com estas eleições poderemos assim, finalmente, concluir o ciclo de normalização das instituições angolanas.

Sendo a presidência da republica um órgão da mais alta importância, o que dizer da necessidade de haver harmonia, normalização e um funcionamento cabal desta instancia?