Angola aumentou a sua pontuação em termos de transparência

bandeiraA pesquisa do orçamento aberto que é feita bianual por especialistas independentes não veiculados a governos nacionais revelou que Angola aumentou a sua pontuação em termos de transparência de 4 pontos em 2008 para 26 pontos este ano.

O relatório de análise elaborado, foi baseado em documentos publicados e não publicados pelo estado angolano, nomeadamente a declaração pré-orçamento, as propostas orçamentais e os relatórios de execução do próprio orçamento geral do estado e outros.

Segundo hélio André nzage analista económico, a forma como Angola tem feito com que as informações destes documentos cheguem ou não a população, possibilitou a sua translação para o grupo de países, que mais subiu a sua pontuação em termos de transparência.

Outro e importante caso que pode ser evitado com a ascensão de Angola no contesto de transparência é a corrupção.

Segundo Hélio André nzage, se as informações sobre o processo orçamental forem publicados tempestivamente, poderão se evitar os casos de corrupção no âmbito das dispensas orçamentais.

Segundo Hélio André nzage o relatório elaborado pela comissão episcopal de justiça e paz em parceria com o IBP parceria internacional do orçamento, irá melhorar a participação da população e da sociedade civil no processo orçamental.