Memorando de conservação da Floresta de Maiombe

maimbe.jpgA conferência ministerial que reuniu na província de Cabinda os ministros do Ambiente das Repúblicas de Angola, do Congo Democrático e do Congo Brazzaville, para apreciar e aprovar os documentos sobre a área transfronteiriça da Floresta de Maiombe.

 

 O encontro vai culminar com a assinatura do memorando de entendimento tripartido para a criação da área transfronteiriça de conservação da Floresta de Maiombe e o projecto da estratégia da sua implementação.


Estes documentos foram revistos e consolidados num encontro, pelos peritos dos referidos países, para a sua apreciação e aprovação, pelos seus ministros.



O memorando de entendimento com 16 artigos, estabelece mecanismos de cooperação entre as partes para gestão da área transfronteiriça de conservação da floresta, um quadro institucional de cooperação permanente e de acção entre os mesmos que levará a criação de uma zona reservada.


No quadro do memorando de entendimento, cada parte designa e mandata uma agência nacional para a coordenação das actividades relativas à criação da área transfronteiriça de conservação da floresta de Maiombe.