Declarações do Vice-Governador

Demolições no Bairro Camama no Kilamba Kiaxi, já vão no seu 9º dia. No local o sentimento dos populares que perderam as suas casas com as demolições é de desespero. No bairro do Iraque por exemplo restaram apenas os escombros, e a vedação de um espaço supostamente pertencente á um antigo governador de Luanda. Apesar de algumas pessoas procurarem hospedagem em casas de familiares, várias famílias continuam com os seus haveres ao relento, outras para se protegerem do frio refugiam-se em cabanas improvisadas construídas ai mesmo por cima dos escombros.

 

E a governação de Luanda garante que não vai se responsabilizar pela situação dos desalojados pelas demolições. Bento Soito Vice-governador diz que a população foi teimosa em construir as cubatas de chapas. O Governo provincial de Luanda demarcasse da responsabilidade em apoiar as populações das zonas demolidas dos Bairros do Iraque e Bagdad no Município do Kilamba Kiaxi.

 

O ministro da Defesa, Kundi Paihama desmentiu nesta terça feira na Assembleia nacional, o envolvimento de militares nas demolições na Zona da Camama. Kundi Paihama disse que as unidades militares não estão autorizadas a movimentar-se sem a autorização do comandante em chefe das Forças Armadas.