Lei sobre as uniões de facto foi vetada en Portugal

cavaco-silva--.jpg(Rádio Vaticano) O Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa considera que as uniões de facto não podem ser colocadas ao mesmo nível do casamento.....de resto na linha da nota que Cavaco Silva divulgou no site da Presidência da República onde é referido que o novo diploma das uniões de facto contem soluções normativas complexas que indiciam claramente que o legislador optou por aproximar o regime das uniões de facto ao regime do casamento.
 
Cavaco Silva considera inoportuno que em final de legislatura se produzam alterações de fundo à actual lei, uma situação que exige uma discussão com profundidade.
 
Por estas razões é que o Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa elogia a posição do Chefe de Estado.
 
Em entrevista ao correspondente da Rádio Vaticano em Portugal, Domingos Pinto, D. Jorge Ortiga diz que a nova lei é precipitada e inoportuna. Um veto de Cavaco Silva que ainda não foi comentado pelo Primeiro-Ministro, mas já analisado pelos partidos políticos. Os partidos à direita elogiam a decisão presidencial, mas a esquerda lamenta que Cavaco Silva tenha perdido uma boa oportunidade para mudar a lei actual.