Plano Directório de Luanda

O Coordenador do SOS Habitat, Luís Araújo espera que as populações possam participar deste plano directório da cidade de Luanda. Os pronunciamentos do activista vem a propósito do lançamento de um concurso internacional para a elaboração de um plano directório da cidade metropolitana, anunciado pela governadora Francisa do Espírito santo.
 
Sobre o número de casas a ser construídas na capital do país no âmbito do Programa Nacional de Habitação do Governo, Francisca do Espírito Santo referiu que a iniciativa privada vai assumir esta responsabilidade.
 
Na província de Luanda, acrescentou a governadora de Luanda, existe varias zonas destinadas a construção de habitações e novas centralidades, com realce para os municípios do Kilamba Kiaxi, Viana, Cacuaco e Samba dentro dos limites das reservas fundiárias.
 
 O responsável da Organização SOS Habitat chama a responsabilidade  da governação de Luanda na efectivação do plano director para que se evitem as demolições das residências das populações porque a acção do martelo demolidor não foi bem-vinda.
 
Em declarações à Angop, no município das Ingombotas, a chefe do executivo de Luanda disse, que a empresa vencedora do concurso vai trabalhar na elaboração director da futura cidade metropolitana de Luanda. 
 
Segundo Francisca do Espírito Santo, este plano vai orientar nos próximos 25 anos a forma de crescimento, a requalificação dos bairros degradados, extensão, bem como  a distribuição espacial da urbe.