Caritas promove uma a campanha de recolha de donativos

caritas.jpgA Caritas de Angola abriu nesta quarta-feira a tarde uma campanha de recolha de donativos para ajudar os angolanos provenientes da República Democrática do Congo.
 
Segundo a directora geral da Caritas de Angola, Irmã Marlene Wildner, é  preciso agir neste momento,   para apoiar, as famílias que se encontram a carecer de ajuda.
 
 A irmã Marlene apela uma convivência pacífica entre angolanos e congoleses nesse processo, tendo em conta os laços de amizade que une os dois países.  
 
A Caritas de Angola lançou nesta quarta-feira uma campanha de recolha de donativos para a ajudar os angolanos provenientes da República Democrática do Congo. No entanto, o Conselho de Ministros angolano aprovou nesta quarta-feira um Plano Integrado para o Apoio, Recepção e Reinstalação dos mais de 30 mil angolanos expulsos da República Democrática do Congo (RD Congo, ex-Zaire).

 
Este plano prevê a assistência médica, distribuição de bens alimentares, higiénicos e vestuário, a reinstalação dos refugiados e a sua integração no mercado de trabalho em Angola.

Segundo o comunicado final, está previsto também o registro dos refugiados com o objetivo de facilitar a obtenção de documentos, além de verificar sua nacionalidade.

Na área da saúde, estão previstas acções de vigilância para evitar o surgimento de epidemias.

O ministro angolano da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua, disse no final da reunião extraordinária do Conselho de Ministros que o apoio aos 34.502 refugiados, que chegaram ao país entre 5 de Outubro e a última terça-feira pelos postos fronteiriços das províncias do Zaire, Cabinda e Uíge, será imediatamente accionado.

Além disso, Kussumua afirmou que o apoio de emergência vai continuar até serem criados campos de acolhimento e alguns dos refugiados reintegrados nas suas famílias.

O ministro afirmou à TPA que já foram disponibilizadas 550 toneladas de bens diversos em três regiões, sendo o Zaire aquela que suscita maior preocupação.