Baixa de Cassanje 49 anos depois. Uíje acolhe acto central.

C-010O acto central das comemorações do 4 de Janeiro realizou -se na província do Uíje.

As comemorações do dia dos mártires de repressão colonial decorreram sob o lema "em memória dos mártires da pátria desenvolvamos o país e reforcemos a democracia".

O ministro da administração do território, Virgílio de Fontes Pereira, que presidiu o acto central do dia dos mártires da baixa de Cassanje, disse que a data serve para homenagear todos os mártires da repressão colonial do nosso país;

O acto político do dia 4 de Janeiro contou com os membros do governo, de partidos políticos e do governador provincial do Uíje, Paulo Pombolo.

Na ocasião, Virgílio de Fontes Pereira lembrou que as questões migratórias entre Angola e os Congos continuaram a ser resolvidas, no âmbito diplomático.

O ministro do território falou também dos desafios que Angola vai enfrentar, nos próximos dias.

A realização do CAN e a formação do novo governo, depois da aprovação da nova constituição, foram alguns pontos mencionados no discurso de Virgílio de Fontes Pereira.

49 Anos são passados desde que ocorreram os trágicos acontecimentos da baixa de Cassanje, na província de Malanje, em que mais dez mil camponeses foram mortos pela aviação colonial portuguesa, quando reivindicavam melhores condições de trabalho, abolição do pagamento de impostos e do trabalho forçado.