Mais de mil trabalhadores cruzam os braços em protestos a falta de salários na sociedade mineira de Lucapa.

greveCerca de 1.400 trabalhadores da sociedade Mineira de Lucapa na Lunda Norte estão em greve desde o dia 22 de Dezembro do ano.

Os trabalhadores reivindicam a falta de salários há sete meses e o afastamento do Conselho de Gerência da sociedade, como principais motivos da greve.

Domingos Manecas, primeiro Secretário da Comissão Sindical dos trabalhadores da sociedade Mineira do Lucapa, diz que a empresa não paga desde 2007 mais de 4 milhões de dólares à segurança social como garantia de reforma e entre outros direitos do trabalhador.

O Sindicalista diz ainda que a direcção da empresa cortou alguns direitos durante a quadra festiva, razão pela qual desmotivou o colectivo de trabalhadores.

Questionado sobre se a crise económica terá afectado a suspensão dos 270 trabalhadores sem tempo indeterminado, Domingos Manecas reconheceu a situação, mas pede para que a direcção cumpra com os seus compromissos;

Domingos Manecas, primeiro secretário da comissão sindical dos trabalhadores da sociedade mineira do Lucapa.

A direcção da empresa não respondeu até ao momento a declaração de greve dos trabalhadores.

E o analista político da Rádio Ecclesia, Justino Pinto de Andrade diz que no ramo mineiro, várias empresas encerraram as suas actividades e a perda de emprego por parte de angolanos ligados a área.