Bornito de Sousa aponta resolução de questões básicas como fundamentais para o bem-estar dos angolanos

Bornito_1O Ministro da Administração do Território considera as questões de saúde, saneamento básico e educação como sendo as mais vitais para o bem-estar da população angolana.

Bornito de Sousa falando no Décimo Primeiro encontro Nacional das Comunidade da ADRA, Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente, apelou a intervenção das organizações da sociedade civil na resolução dos problemas sociais mais sensíveis.

Para o dirigente a garantia da educação às crianças e redução do analfabetismo no país deve ser uma prioridade, ainda que seja debaixo de uma árvore.

{flexiaudio}9019{/flexiaudio}

No que toca os problemas de saúde e segurança alimentar, o governante pensa que a sociedade civil pode soluciona-los sem esperar pelo governo central.

Bornito de Sousa garante por outro lado que a problemática da fome em Angola já foi ultrapassada, mas ainda assim, é preciso garantir a segurança alimentar das populações.

{flexiaudio}9020{/flexiaudio}

O Ministro anunciou ainda a aprovação de um programa Nacional de Desenvolvimento Local e de Combate a Pobreza, pelo que solicitou aos conselhos de concertação e auscultação o acompanhamento da execução do mesmo, já que no seu entender, a gestão do projecto exige transparência.

{flexiaudio}9021{/flexiaudio}

O Ministro de Administração do Território, falando à semana passada no Décimo Primeiro Encontro Nacional das Comunidades da ADRA, Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente que abordou entre vários assuntos a situação das terras nas comunidades, o programa governamental de apoio à agricultura e desenvolvimento rural e à Nova Constituição.