Negociações com o FMI terminam sexta feira.

fmi_angolaFMI adia cedência de dinheiro à Angola. A segunda tranche do empréstimo concedido em Novembro pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) a Angola, que deveria ter sido desembolsada a 15 de Março, aguarda elementos para a primeira revisão do acordo, concluiu-se da declaração divulgada hoje pela organização.

Uma missão do FMI esteve em Angola entre dias 2 e 12 de Março e fez uma declaração em que revela que há elementos "restantes" do "pacote de medidas que formarão a base necessária para concluir a primeira revisão" do acordo que vão ser trabalhadas "nas próximas semanas".

O Fundo Monetário Internacional (FMI) informou terça-feira em Washington ter acordado com Angola as medidas económicas necessárias para concluir a primeira revisão do programa de 1,4 mil milhões de dólares do fundo para o país.

Assim, a segunda fatia do empréstimo concedido em Novembro de 2009 pelo FMI a Angola, já não deverá ser desembolsada este mês.

As fatias seguintes estão previstas para Junho, Setembro e Dezembro deste ano e Junho e Dezembro de 2011, estando todas sujeitas a condições idênticas.

{flexiaudio}9513{/flexiaudio}

{flexiaudio}9600{/flexiaudio}

Segundo ainda o chefe da missão do Fundo Monetário Internacional a Angola, são necessárias discussões adicionais sobre as políticas monetária e cambial e sobre uma estratégia de gestão da dívida, que deverão ocorrer nas próximas semanas, um passo considerado necessário para o desembolso de fundos.

Leigh disse também que desde a aprovação do empréstimo, a economia de Angola tem tido um desempenho consentâneo com as expectativas, que a confiança do mercado registou melhorias e que se observou uma retoma nos sectores nao-petrolíferos.