Arte da Banda Desenhada e Animação no Lubango

Arte da Banda Desenhada e Animação no Lubango

A festa da Banda Desenhada e da Animação chega, finalmente, na próxima sexta-feira, dia 19, a outras paragens do país, com a inauguração do Lubango Cartoon, que vai ajudar a dinamizar esta arte e aumentar a troca de experiências entre os criadores e o público na Huíla.

A iniciativa, que decorre até ao dia 21, inclui a realização de seminários e de uma exposição de Banda Desenhada, a ter lugar na Mediateca do Lubango, além de várias sessões de caricaturas ao vivo, em diversos pontos da capital da Huíla.

Segundo o cartoonista e um dos organizadores da iniciativa, Lindomar de Sousa, o Lubango Cartoon vai permitir conhecer os jovens talentos da província. “É preciso apostar mais na nova geração de criadores nacionais, de maneira a assegurar, condignamente, o futuro da Banda Desenhada angolana, particularmente agora que já existe um público interessado nesta arte”, sublinhou.

Dentro do projecto de consolidação e maior divulgação a nível nacional da Banda Desenhada, a Olindomar Estúdios vai recolher todos os trabalhos dos jovens criadores da Huíla para os divulgar em Luanda. “Continuamos a ter um mercado muito restrito, particularmente no campo da arte, já que tudo ainda se limita a Luanda”, desabafou o artista.

A ideia de apostar noutros mercados vai possibilitar expandir mais o crescimento da BD e permitir a criação de núcleos noutras províncias. “No futuro, estes jovens vão poder assegurar festivais como o Luanda Cartoon nas suas próprias regiões”, explicou o cartoonista.

A Olindomar Estúdios está a trabalhar com o Governo Provincial da Huíla neste projecto, no qual participam 20 artistas angolanos – os mesmos que participaram no Luanda Cartoon. “A actividade é também uma forma de facilitar a proximidade entre os criadores e o público. Como as pessoas ainda não têm o hábito de ir às galerias e museus, o Lubango Cartoon vai permitir aos artistas irem ao encontro destes”, adiantou.

Lindomar de Sousa acrescentou que o número reduzido de publicações se deve, particularmente, à falta de apoios financeiros. “Portanto, vamos fazer, em três dias e com o que temos, uma festa, com capacidade de mostrar o estado e a qualidade da Banda Desenhada angolana”, justificou.

O cartoonista realçou ainda que depois do Lubango Cartoon, a Olindomar Estúdios tem planos de realizar uma nova festa desta arte nas províncias de Benguela e Cabinda. “Já enviámos as propostas aos governos provinciais. Esperamos agora por uma resposta”, rematou.