Dia da Cultura Nacional anima K. Sul

Dia da Cultura Nacional anima K. Sul

Espectáculos musicais, teatro, dança e a realização de um seminário e a outorga de diplomas de mérito e de honra como reconhecimento do empenho dos agentes culturais em prol da divulgação e preservação dos traços artísticos nacionais preenchem o programa dedicado as celebrações do 8 de Janeiro, data dedicada a cultura angolana.

De acordo com o programa chegado hoje, quinta-feira, à Angop, as celebrações do Dia da Cultura Nacional, cujo acto central, a ser presidido pela ministra Rosa Cruz e Silva, na província do Kwanza Sul, abre, no próximo sábado, com visita guiada aos locais de interesse histórico e cultural (Fortim do Kikombo, Fortaleza do Sumbe, Igreja da Sagrada Família).

Segundo Angop, para os dias subsequentes, a organização tem programada uma palestra sobre política cultural, economia da cultura e gestão cultural, a realização de um seminário sobre gestão de arquivos, dinamização, teatro e dança, gestão do património edificado e classificado, sobre a harmonização ortográfica das Línguas Bantu e técnicas de recolha da tradição oral.

No decorrer da jornada está ainda previsto uma mesa redonda sobre o património cultural material e imaterial, bem como a entrega do Prémio “Kwanza Sul de Artes e Cultura”.

O 08 de Janeiro, como dia da Cultura Nacional, foi aprovado por decreto nº21 e publicado no Diário da República nº 87, I série, de Novembro de 1986, em homenagem ao discurso sobre a Cultura Nacional, do primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto.

Em 1979, o poeta e Presidente Agostinho Neto, durante a tomada de posse dos corpos gerentes da UEA, fez uma abordagem sobre a Cultura Nacional, que de então a esta parte passou a ser referência fundamental em todas as discussões sobre a Cultura angolana.

Em reconhecimento ao seu pensamento relativamente aos problemas que se prendem com a cultura nacional, bem como a importância que a cultura possui como um dos elementos constituintes do substrato da unidade nacional e factor essencial na afirmação da soberania do país e promoção do desenvolvimento, foi instituída a data.