Isabel Ferreira participa na Jornada da Cultura de Angola no Rio de Janeiro

Isabel Ferreira participa na Jornada da Cultura de Angola no Rio de Janeiro

A escritora Isabel Ferreira participa, hoje, até 30 de Junho, na Primeira Jornada de Cultura de Angola em Jacarepagua, um bairro nobre do município do Rio de Janeiro, Brasil, onde vai receber a Moção Cultural.

Esta distinção deve-se ao facto de Isabel Ferreira ser a primeira escritora de Angola a lançar um livro na Academia Brasileira de Letras no Rio de Janeiro, além do seu contributo na divulgação da Literatura angolana no Brasil.

Antes, por meio da Associação Cultural AVES liderada pelo escritor e gastrónomo cubano radicado no Rio de Janeiro, Fernando Calderon Boris, a escritora angolana lança e autografa o seu livro: O Coelho Conselheiro Matreiro e outros contos que eu te conto.

A Associação Cultural AVES pretende estabelecer parcerias com a União dos escritores angolanos e com a União dos Artistas e Compositores (UNAC), assim como convidar e organizar anualmente actividades sobre Literatura e gastronomia com estas Associações Culturais.

No quadro da actividade, a escritora terá reuniões com a mais alta entidade do Estado do Rio de Janeiro e um encontro com alunos pertencentes à rede municipal de ensino no auditório da Universidade Estácio de Sá. Campus.

Durante a jornada de Cultura, que terá a presença do cônsul-geral de Angola no Rio de Janeiro, haverá mostras de artes plásticas, literatura, cinema, artes cénicas e Danças.

Ao longo das jornadas, Isabel Ferreira vai visitar o Atelier do Artista e Académico ALAP, a Associação de Defesa dos Africanos no Brasil e a Associação Cultural e Recreativa Afoxé Raízes Africanas, Isabel Ferreira tem sido frequentemente convidada para conferenciar e palestrar, como docente visitante, em universidades Brasileiras, e divulga autores angolanos no Brasil.

Através deste seu trabalho,  obras como de Jofre Rocha, Tuazuari Keta, António Gonçalves, Décio Bettencourt e Amelia Dalomba têm sido referenciadas como material de Estudos nas teses de mestrado no Brasil. As suas obras O Guardador de Memórias e Fernando D'Aqui foram tese de mestrado nas Universidades de Letras da Bahia, Argentina, Chile e Suécia. 

Para este ano, consta da sua agenda literária deslocações à Bélgica, Israel, e Turquia. Recentemente a autora esteve em Maputo, S.Tomé e Cabo Verde, onde lançou a sua última obra O Coelho Conselheiro Matreiro e outros contos que eu te conto.

Isabel é membro da UNAC, onde é presidente da carteira profissional do Artista, e da União dos Escritores Angolanos.