Falta de críticos literários estimula o surgimento de livros sem qualidade

Falta de críticos literários estimula o surgimento de livros sem qualidade

José Cardoso Bernardes, catedrático da Universidade de Coimbra e director da sua Biblioteca Geral, disse em Luanda, que o desaparecimento de críticos literários estimula o surgimento de livros sem qualidade.

Dissertando na mesa redonda sobre “A literatura em causa (s)”, realizada no Centro Cultural Português, em Luanda, José Cardoso Bernardes disse que a figura do crítico na literatura é fundamental na concepção final na produção de um livro. “Livros bem concebidos podem proporcionar mais conhecimentos que quaisquer outras ciências”, sublinhou. Por isso considera importante melhorar as metodologias do ensino da literatura nas escolas, para incentivar o gosto pela leitura.

A literatura, reforçou, tem a utilidade de nos tornar mais conscientes sobre os fenómenos sociais no mundo. O desaparecimento dos críticos na literatura, que em nada ajuda a tornar as obras dos autores mais atractivas e melhorar a qualidade estética e ortográfica, é um dos aspectos que muito preocupa José Cardoso Bernardes.

A pouca edição de livros de poesia por não serem rentáveis financeiramente, o fraco conhecimento sobre os fenómenos sociais dos escritores, particularmente os jovens, também são aspectos que inquietam o director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Luís Fernando, Carlos Ferreira, Antónia Domingos e Nok Nogueira também foram prelectores.

A mesa redonda resulta de uma parceria entre o Centro Cultural Português e a União dos Escritores Angolanos, com o objectivo de promover a troca de experiências sobre temas ligados ao mundo das letras.

fonte: J.A