Mbanza Congo em festa

Mbanza Congo em festa

As festas da cidade de Mbanza Congo, capital da província do Zaire, decorrem desde sábado e durante uma semana, para assinalar os 507 anos da sua fundação, que hoje se comemora.

O leque de actividades inclui rituais ancestrais e actuação de um grupo de dança tradicional no espaço Súngilo (local onde eram preparados os corpos dos defuntos Reis do Congo antes da cerimónia fúnebre) e no Cemitério dos Reis do Congo.

Como manda a tradição local, os rituais realizam-se para invocar os espíritos dos ancestrais e para que as festas decorram abençoadas, num clima de paz e tranquilidade.

O programa de actividades inclui ainda a entrega simbólica de instrumentos musicais ao município de Mbanza Congo, pelo governador José Joanes André.

Palestras sobre Reino do Congo, Infra-estruturas integradas, actividades desportivas, culturais e recreativas, assim como inaugurações de equipamentos sociais e uma exposição de produtos agrícolas cultivados na região vão preencher a jornada festiva.

Reza a história que, nesta época do ano, o Rei do Congo, Mini-a-Lukeni, recebia, em Mbanza Congo, os representantes das distintas regiões que conformavam o Reino e outros vassalos, para o pagamento do tributo. As festividades decorrem sob o lema “Mbanza Congo: Património Histórico Nacional”.