Continuidade a obra de Neto objectivo da Fundação

Continuidade a obra de Neto objectivo da Fundação

Numa nota enviada aos órgãos de comunicação, a fundação Agostinho Neto promove campanha de recolha de documentação sobre o seu patrono.

Aumentar o acervo documental que retratam a vida e obra do fundador da nação e primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, é o principal objectivo.

No âmbito do processo em causa, a fundação tem em agenda a realização de um espectáculo, em Catete, com o músico Matias Damásio e amigos.

A Fundação Agostinho Neto tem como objectivo dar continuidade à obra de Neto, adaptando-a às mudanças dos tempos e dos homens, permitindo as gerações actuais e vindouras o conhecimento não dogmático e sem preconceitos da época decisiva e vitoriosa da conquista da independência de Angola.

A fundação permitirá igualmente promover pesquisas e uma maior divulgação da vida e obra de Agostinho Neto, isto, para além de desenvolver actividades para melhorar o bem-estar e a condição dos angolanos. O fomento de actividades que ajudem o desenvolvimento humano de Angola e a promoção e protecção dos direitos humanos são também outras das linhas mestras da futura fundação.

A fundação serve de salvaguarda do espólio literário, político, cultural, moral e material do seu patrono, assim como para a memória e formação da população angolana.

É uma entidade independente, sem fins lucrativos, destinada a ajudar também os mais novos a conhecerem um pouco mais a história da luta de libertação de Angola, assim como alguns dos seus diversos protagonistas.