“A Família por Detrás do Fundador da Nação”

 “A Família por Detrás do Fundador da Nação”

É o tema de uma exposição fotográfica, que ficara exposta no Belas Shoping até ao dia 30 de setembro.

A exposição, com  cerca de 76 retratos, traz a público   os variadíssimos  percursos  do médico, poeta  e pai  em família,  militante,  revolucionário, algures nas chanas de Angola, em diálogo  com o futuro, procurando  consolidar a identidade  do homem africano.

Para a viúva do líder e presidente da fundação, Eugenia Neto, uma boa parte  do extenso percurso político do estadista ainda continua oculto devido a falta de documentação desta era.

Quanto a função de pai e desempenho familiar, Maria Eugénia Neto disseram que  as perseguições a que estavam sujeitos na altura, as detenções,  as mudanças constantes de lugares devido ao regime, afectou  um pouco as relações familiares.  

Para  enriquecimento do acervo, Eugénia Neto  voltou a apelar a todos que estiverem em condições de contribuir,  para faze-lo com todo tipo de documentação.

Por seu turno o Administrador Executivo da Fundação, Amarildo da Conceição,  disse que o local foi selecionado por  a atrair  mais visitantes e  por considerar ser privilegiado e muito concorrido durante o dia.

Disse ainda que a exposição tem uma temática bastante rica, destacando o facto de ser  enfatizado  a genealogia de  outros membros que compõem a família de Neto.

Segundo o administrador, grande parte da família deu o seu contributo à causa da revolução Angolana, influenciados pelo líder  e pelo pai.