Mendes de Carvalho desce esta terça-feira a sepultura em Calomboloca.

Mendes de Carvalho desce esta terça-feira a sepultura em Calomboloca.

O nacionalista angolano Mendes de Carvalho político, desempenhou as funções de membro do Conselho da Revolução, Comissário (Governador) da Província de Luanda, Ministro da Saúde de Angola e Embaixador de Angola na República da Polónia. Foi deputado na Assembleia Nacional, pela bancada parlamentar do MPLA, partido do qual faz parte, tendo sido, inclusive, membro do seu Comité Central até 1998.

Os restos mortais do político e escritor, André Mendes de Carvalho, vão a enterrar nesta terça-feira, na aldeia de Calomboloca, município de Icolo e Bengo, sua terra natal.

Entretanto, continuam as reacções entorno da morte desta incontornável figura do nacionalismo angolano. O presidente da associação do Processo dos 50, Amadeu Amorim, disse que, Mendes de Carvalho merece estar num Panteão.

Amadeu Amorim, um dos sobreviventes do quatro de Fevereiro, e presidente a Associação do Processo dos 50, disse que Agostinho André Mendes de Carvalho, falecido no passado dia treze do corrente mês, aos 89 anos, foi um dos pioneiros da grande luta pela independência nacional.

O também nacionalista, afirmou que Mendes de Carvalho era um homem de luta e tinha sempre coragem de estar na frente do combate e diz que o Panteão é o lugar ideal, para Uanhenga Xito.