Morre aos 69 anos José Wilker ”Roque Santeiro”

Morre aos 69 anos José Wilker ”Roque Santeiro”

Conhecido também por sua atuação como crítico de cinema, ele sofreu um infarto fulminante na casa da namorada.

O ator, diretor e crítico de cinema José Wilker morreu neste sábado, aos 69 anos. Ele teve um infarto enquanto dormia na casa de sua namorada, em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Segundo amigos, uma ambulância chegou a seguir para o local, mas os socorristas concluíram que não havia mais tempo de levá-lo ao Hospital Samaritano. O velório será no Teatro Ipanema das 23h deste sábado até 15h do domingo. O corpo será cremado às 18h no Memorial do Carmo.

Um dos artistas mais atuantes da televisão, do teatro e do cinema brasileiros, Wilker pôde ser visto recentemente na novela "Amor à vida" como o médico Herbert. Também era conhecido do público como crítico de cinema, comentando a cerimônia do Oscar e falando sobre os filmes na Globonews. Além da carreira artística, ainda teve atuação política, presidindo a RioFilme de 2003 a 2008.

O corpo do ator José Wilker foi cremado no final da tarde deste domingo , no Cemitério Memorial do Carmo, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, depois de ser velado no Teatro Ipanema, desde o final da noite de sábado, 5 de Abril, o corpo do ator deixou o local pouco antes das 16hs, em direção ao crematório.

A cerimônia final foi restrita aos amigos e familiares e teve o padre Jorjão, da paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, fazendo a última homenagem ao actor.

Além da família, muitos amigos como Vera Holtz, Denise Sarraceni, as ex-mulheres Guilhermina Guinle e Mônica Torres, Beth Faria e Fernanda Montenegro assistiram à cremação.

A vida de José Wilker


O actor e diretor José Wilker nasceu em 20 de Agosto de 1947 em Juazeiro do Norte (CE). Ele começou a carreira de ator como membro do Movimento de Cultura Popular no Recife. Já radicado no Rio de Janeiro, seu primeiro papel no cinema foi no filme 'A Falecida' ao lado de Fernanda Montenegro. Wilker, entretanto, ganhou grande destaque ao lado de Sônia Braga em 'Dona Flor e seus dois maridos' de 1976.

O actor criou também personagens memoráveis na televisão, como Rodrigo, que era protagonista de 'Anjo Mau', e Roque Santeiro na novela de mesmo nome de 1985. Como ator chegou a participar de produções internacionais, atuando até ao lado de Sean Connery no filme 'O curandeiro da Selva'. Frequente comentarista do Oscar na TV, também era crítico de cinema.

Em 1996 ele lançou um livro chamado 'Como Deixar um Relógio Emocionado', que compilou várias de suas críticas. Em 2004, Wilker interpretou o ex-bicheiro Giovanni Improtta em 'Senhora do Destino'. O personagem, depois seria levado ao cinema no último filme dirigido por ele próprio.

José Wilker já foi casado três vezes com as atrizes Renée de Vielmond, Mônica Torres e Guilhermina Guinle. O ator deixa as filhas Isabel, Mariana e Madá Wilker.