A “Trança” livro de Manuel Rui apresentado no Bengo

A “Trança” livro de Manuel Rui apresentado no Bengo

Publicado sob a chancela da editora Mayamba, o romance “A Trança” é, segundo o escritor, uma nova fase da sua escrita, sublinhando que poderá ser criticado pela mudança.

“Este livro é mais um curvo na minha obra. É fundamentalmente uma entrada na espiritualidade africana”, esclarecendo que “A Trança” é um romance sobre ternura e o amor ecuménico.

Durante a sua estadia no Bengo, o autor do Hino Nacional de Angola conversou com leitores que o questionaram sobre a sua inspiração para escrever o conjunto das suas obras, com destaque para o livro “Quem me dera ser onda”.

No final, o ensaísta, cronista, dramaturgo e poeta Manuel Rui procedeu a uma sessão de assinatura de autógrafos dos livros “A Trança” e “Quem me dera ser onda”.

O conjunto de obras literárias de Manuel Rui inclui textos de poesia e de ficção publicados desde 1967 até à presente data. É o autor do primeiro livro de poesia e do primeiro livro de ficção publicados em Angola após a Independência.

Galardoado com inúmeros prémios, Manuel Rui recebeu o Prémio Caminho das Estrelas 1980, pela emblemática obra "Quem Me Dera Ser Onda", já adaptada para televisão e teatro em Moçambique, Portugal e Angola, e agora publicada pela Mayamba Editora.

Em 2003, renunciou ao Prémio Nacional de Cultura na área da Literatura atribuído pelo conjunto da sua obra.

Os seus textos encontram-se traduzidos em diversas línguas destacando-se o umbundo, espanhol, francês, norueguês, hebraico e mandarim.